Regulação da Atividade Renal

Como já descrito, a urina contém água e quase sempre substâncias úteis ao organismo que foram eliminadas por se apresentarem em excesso. Como praticamente todas as substâncias circulando pelo corpo passam pelos rins, para controlar o que é excesso para o organismo, o corpo produz hormônios que estimulam ou inibem a reabsorção de certas substâncias, atuando diretamente nos rins prevenindo desidratação e que toda a substância útil seja eliminada.

A figura a seguir serve de guia para localizar algumas partes importantes no controle da função renal

Alguns mecanismos de controle desse tipo:

Regulação de reabsorção de água.

Quando bebemos pouca água o corpo torna a urina mais concentrada, diminuindo a concentração de água na excreta. O inverso ocorre quando bebemos muita água, um desequilíbrio no corpo faz com que os rins mandem uma urina mas diluída. Isso contribui para que nosso corpo não sofra de desidratação ou de intoxicação por água (sim, isso existe). A concentração de água no sangue é captada por certas células do cérebro e influi na liberação do hormônio Antidiurético, ou ADH, no sangue. Esse hormônio, produzido pelo hipotálamo e armazenado e liberado pela hipófise, atua sobre os túbulos renais provocando a reabsorção da água. Sendo assim, quanto menor a quantidade de água no organismo, maior a necessidade de reabsorção de água do filtrado glomerular e maior a liberação de ADH no sangue. O inverso também ocorre, quanto mais água, menor a necessidade de reabsorção e menor a liberação de ADH.

Regulação de reabsorção de Sódio

A balanço de líquidos do nosso corpo depende diretamente da concentração de sódio. Quando este apresenta-se excessivamente concentrado estimula centros nervosos do hipotálamo, que causam a sensação de sede, para alertar que o corpo precisa de água para diluir o sódio em excesso do sangue. Se a pessoa ingerir líquidos, o sangue diluído reduz a concentração de sódio aos níveis normais, porém aumenta o volume sanguíneo. Para que não ocorra aumento na pressão arterial o corpo precisa eliminar esse excesso de água também, processo descrito anteriormente.

O controle da quantidade de sódio no sangue é feito pelo hormônio Aldosterona, secretado pelo córtex da glândula adrenal, que atua sobre o túbulo néfrico e sobre os dutos coletores estimulando a reabsorção de sódio. A liberação desse hormônio é regulada pela enzima renina e pelo peptidio angiostensina. Se a pressão do sangue cai ou se a concentração de sódio baixa, os rins liberam renina no sangue. Esta por sua vez serve de catalisador para a formação de angiostensina a partir de angiostensinogênio, uma substância produzida no fígado. O peptídeo faz com que os vasos sanguineos se contraiam, o que provoca aumento da pressão arterial e estimula a secreção de aldosterona.

Quando o volume de sangue aumenta, pela ingestão de líquidos para diluir o sódio, por exemplo, o coração auxilia a eliminação de sódio como regulador da pressão. A pressão elevada faz com que os átrios cardíacos se expandam mais, o que induz certas células nos átrios do coração a secretarem o hormônio PNA (peptídio natriurético atrial). Esse hormônio inibe a secreção de renina (o que faz com que não seja produzida angiostensina, que contrai os vasos sanguineos), Aldosterona (o que desestimula a reabsorção de sódio) e ADH (o que faz com que menos água seja reabsorvida). Tudo isso contribui para que mais água com mais sódio seja eliminada na urina. O PNA também inibe substâncias vasoconstritoras, reduzindo a pressão arterial.

Esse post foi publicado em Sistema Urinário Humano e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s