Componentes: Vias Urinárias

Vias urinárias

Os demais órgãos do sistema têm função de transporte, armazenamento e expulsão da urina, não participando da formação das excretas. São eles:

Ureteres: dois canais com a função de levar a urina da pelve de cada um dos rins até a bexiga. Suas paredes são formadas por três camadas de tecido. Uma fibrosa externa, uma muscular não-estriada intermediaria e uma mucosa interna. Cada ureter desemboca em uma parte lateral posterior da bexiga urinária. Também realizam movimentos peristálticos com o objetivo de facilitar a condução de urina.

Bexiga urinária: É uma bolsa de parede muscular localizada na cavidade pélvica, logo atrás do local onde se juntam os ossos púbicos (sínfise púbica), a frente do reto. A diferença entre os sexos é que nas mulheres, o útero separa a bexiga do reto. A função do órgão é armazenar a urina que flui incessantemente dos ureteres para depois eliminá-la do organismo pela uretra. Em uma pessoa adulta ela armazena 300 ml de excretas, podendo chegar até a 800 ml.

Uretra: é por onde flui a urina quando esta está para ser eliminada. A partir da bexiga, com a qual se comunica, no sexo masculino ela tem em média 18 cm, também faz parte do sistema genital e é distinguida em três regiões. A primeira tem cerca de 3 cm de comprimento e é aquela localizada dentro da próstata e por isso recebe o nome de uretra prostática.. A seguinte atravessa a musculatura do períneo e recebe o nome de uretra membranosa, tem 1 cm de comprimento e é envolta por um anel de musculatura estriada esquelética, o diafragma urogenital, responsável pelo controle voluntário da micção. A última porção percorre o corpo esponjoso do pênis e por isso é chamada de uretra esponjosa, na extremidade da qual há uma abertura para o meio externo.

A uretra feminina também parte da bexiga, mas é exclusiva do sistema urinário. Mede cerca de 3cm de comprimento e abre-se para o exterior entre os pequenos lábios do pudendo feminino, logo abaixo do clitóris.

As imagens abaixo ilustram as diferenças entre os sexos.

Esse post foi publicado em Sistema Urinário Humano e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s